Projeto Educativo

Delinear um Projeto Educativo é traçar uma rota, é saber por e para onde se caminha, envolvendo toda a Comunidade Educativa na busca de um mesmo fim. É no Projeto educativo que podemos encontrar a orientação que nos permitirá construir o percurso para atingir de forma consciente as metas a que nos propomos.

É neste clima de interatividade e cooperação entre todos os intervenientes da comunidade educativa que pensamos residir a chave para o sucesso escolar e, consequentemente, para a própria sociedade que pretendemos erigir.

O conceito de educação ao longo da vida só pode ser entendido como uma construção contínua da pessoa humana, dos seus saberes, aptidões, da sua capacidade de discernir e agir e de fazer opções em liberdade.

Hoje, à Escola compete fazer de si mesma um espaço mais atraente para os alunos e fornecer-lhes as chaves para uma compreensão das mudanças que se vêm operando e para o tipo de sociedade para que apontam: a da informação e do conhecimento.

Uma verdadeira equipa de trabalho, tal como aconteceu nos primeiros anos de funcionamento do Colégio, foi aquilo a que os primeiros Projetos Educativos nos responsabilizou e o mesmo se pretende para os próximos anos que prevemos. É neste seguimento que o tema que propomos para o próximo triénio seja “Eu, nós e os outros na Comunidade”, promovendo o contacto com a comunidade local e os seus intervenientes ao longo dos anos de vigência deste Projeto.

Nesta linha contamos proporcionar, de igual forma, a filosofia que tem sido vigente, facultando experiências que patrocinam nos nossos alunos uma maior maturidade sócio-afetiva, de relação e aceitação, de partilha e de cooperação com os outros. Desta forma, continuaremos a “semear” a estrutura da construção do “saber ao longo da vida” e a desenvolver nos alunos uma maior autoestima, fundamentais para a abordagem às exigências dos tempos modernos.

Quanto aos valores subjacentes ao presente Projeto, estes são:

• A dignidade/respeito pela pessoa

• A tolerância

• A amizade

• A responsabilidade

• A igualdade

• A cidadania

• O trabalho

• A autoestima

Estão também contemplados neste Projeto Educativo alguns princípios fundamentais da Lei de Bases do Sistema Educativo, mais concretamente:

• Proporcionar uma formação integrada e harmoniosa a cada aluno, que transmita uma herança cultural, socialize para uma ordem participativa, criadora e crítica, e desenvolva as suas capacidades individuais com vista à aquisição de competências que o habitem, de forma consciente, a poder construir o seu projeto de vida;

• Promover igualdade de oportunidades na construção da escola inclusiva;

• Fomentar o bem-estar da comunidade escolar através da clarificação dos papéis e humanização das relações entre os diferentes agentes no processo educativo e de uma maior consciencialização da sua identidade como coletivo;

• Promover um envolvimento eficaz da família na vida escolar dos seus educandos;

• Estabelecer uma relação dinâmica e articulada com os diferentes parceiros sociais, capaz de responder às necessidades e anseios da comunidade;

• Proporcionar qualidade nos serviços prestados, respeitando critérios ambientais, de segurança e combatendo o desperdício.

Faça-nos uma visita e teremos todo o gosto em partilhar na íntegra o nosso Projeto Educativo, disponível nos nossos serviços de Secretaria.