Valências

Piano

Admission Close

O piano é um dos instrumentos que mais mobiliza a coordenação motora. Para crianças, que ainda estão desenvolvendo seu sistema motor, a ação de tocar, olhar a partitura, traduzir o ritmo e se posicionar corretamente é um grande estímulo para o cérebro.

Conforme as crianças evoluem nas aulas de pianos, a concentração também cresce, já que os movimentos e partituras se tornam mais complexos, exigindo maior atenção. Tocar piano fortalece as conexões neurais do cérebro, promove a capacidade de concentração e estimula a memória.

Alcançar uma nota diferente, tocar uma música mais difícil ou se apresentar diante de uma plateia, são conquistas que irão refletir na autoestima da criança. Ao ver que consegue alcançar seus objetivos através de seu próprio esforço, a criança tornar-se-á mais confiante e vencerá seus medos e frustrações.
De acordo com diversas pesquisas, crianças que tocam piano tem mais facilidade para realizar exercícios matemáticos, de ciência e raciocínio espacial, visto que a música é uma combinação de termos fracionários e ao ter contacto com essas informações, compreender cálculos se torna algo comum. Como linguagem, a música também incentiva as crianças a criarem hábitos de leitura e interesse por novas línguas. Além disso, as aulas de piano estimulam o processo natural de aprendizagem e a capacidade criativa das crianças.

 Orquestra de Guitarras

O objetivo maior desta disciplina é a formação de uma Orquestra de Guitarras do Colégio João Paulo II. O plano de trabalho semanal tem como base uma aula de 45 minutos com um máximo de três alunos por aula e um ensaio geral de 45 minutos com todos os alunos, uma vez por semana.

Todo o discurso musical tem como objetivo estimular o interesse pela música, através da guitarra, desenvolver o trabalho em grupo com o propósito de contrariar a atual sociedade que cada vez mais se torna individual, sendo necessário estimular o espírito de cooperação.

É uma atividade muito divertida, que proporciona boa disposição e alegria.