Expressao Musical

Experiências musicais são uma constante na vida da criança, daí a necessidade do Jardim de Infância proporcionar um ambiente que lhe permita desenvolver-se global e harmoniosamente.

Ao nível da socialização, o papel da expressão musical é de extrema importância se nos lembrarmos que a criança em idade pré-escolar e por vezes mesmo em idade escolar, tem por natureza um comportamento caracteristicamente egocêntrico. É através de atividades musicais compartilhadas que a criança se apercebe mais facilmente da existência do outro e da necessidade de cooperar com os outros. Assim, ao fazer música de conjunto, a criança sente que faz parte de um todo onde todos os elementos são igualmente importantes.

O enriquecimento das vivências sonoro-musicais das crianças é feito através de atividades lúdicas em que devem estar presentes a experimentação e o domínio progressivo das possibilidades do corpo e da voz.

As aulas de Expressão Musical realizam-se uma vez por semana, têm a duração de 30 minutos para os alunos da Valência de Creche, 60 minutos para os meninos do Jardim de Infância e de 45 minutos para os alunos do 1º Ciclo.

Objetivos:

• Mobilizar as competência de: saber escutar, saber cantar, saber fazer silêncio, tocar e criar;

• Contactar e explorar diferentes instrumentos, os seus sons e potencialidades;

• Explorar os sons corporais;

• Introduzir noções de ritmo, intensidade, timbre, altura, e duração.