Ciencias Divertidas

As aulas de Ciências são ministradas por uma Bióloga que, recorrendo ao método experimental, desenvolve e explora os temas quer das Metas de Aprendizagem para o Ensino Pré-Escolar, quer do Currículo Nacional do 1º Ciclo. No Jardim de Infância esta “disciplina” tem o nome de Ciências Divertidas, no 1º Ciclo o nome de Clube das Ciências.

A escolha dos diferentes temas foi feita de acordo com as metas pretendidas para a área de conhecimento do mundo, e de acordo com os objetivos do estudo do meio, sendo que algumas aulas serão adaptadas ao contexto sazonal e à disponibilidade das espécimes pretendidas.

No âmbito do ensino das Ciências, a implementação das atividades podem ocorrer em diferentes metodologias de trabalho: trabalho prático (toda a atividade onde o aluno está diretamente implicado), trabalho laboratorial (toda a atividade que requer a utilização de materiais de laboratório), trabalho experimental (toda a atividade que envolve controlo e a manipulação de variáveis) e trabalho de campo (toda a atividade realizada ao ar livre), sendo que se pretende desenvolver competências essenciais para a estruturação de um pensamento científico cada vez mais elaborado, que permita à criança compreender, interpretar, orientar-se e integrar-se no mundo que a rodeia.

As aulas de Ciências Divertidas decorrem uma vez por semana, com a duração de 1 hora. As aulas de Clube das Ciências decorrem igualmente uma vez por semana, com a duração de 90 minutos.